Há que documentar o vazio. Agora também em mármore!
dubois@aeiou.pt

segunda-feira, junho 09, 2003

Imagens que os estrangeiros têm de Portugal!

Um dia destes, numa conversa informal com uns colegas franceses, o assunto recaíu sobre a imagem que existe deste nosso pequeno jardim à beira mar plantado e de costas voltadas ao mundo (como diriam os outros, orgulhosamente sós). Eu sei, é a velha história do D. Sebastião, all over again...

Ora bem, aqueles de nós que não viajam muito e não conhecem estrangeiros, vivem um pouco ligados à respiração artificial dos média nacionais, e como tal, com uma imagem criada de nós e para nós. Mas a imagem que existe de Portugal na Europa é uma visão dantesca numa versão pacóvia/redneck hell.

Vejamos, quais são as imagens que vêm à cabeça dos Europeus quando pensam em nós?
- Galo de Barcelos
- Figo
- Ranchos folclóricos (toda a gente pensa que andamos assim vestidos)
- Mulheres de bigode
- Praia e turismo "em conta"
- Roteiro madeirense da revista "Spartacus"
- Brasil
- ...etc... (se quiserem enviem mais sugestões)

Por muito que eu tente explicar a estas pessoas que somos um país europeu plenamente integrado, desenvolvido e com potencial, a minha cara de incrédulo não disfarçou o facto de que nem eu próprio acredito muito nisso.

Depois havia ainda o problema das revistas "cor-de-rosa" que se empilhavam atrás de mim como uma manada de búfalos no Sec. XIX americano. Foi nessa altura que um deles me perguntou "Como explicas aquilo?"... O meu olhar vazio e o silêncio desconfortável da minha parte culminou num "Hã... err... "

Foi então que me contaram uma anedota que existe em França sobre portugueses que reza assim:
"O que é que os portugueses dão à mãe no Dia da Mãe? Uma máquina de barbear"...