Há que documentar o vazio. Agora também em mármore!
dubois@aeiou.pt

terça-feira, junho 17, 2003

Portugal Digital e outras utopias...

Parte 1 - Processo semi-digital
Como frequentador assíduo do site infocid, dou por mim a verificar os links todos para ver se preciso de alguma coisa que o Portugal Digital tem para oferecer... Já sei! Vou pedir o passaporte preenchendo online o impresso na Casa da Moeda. É para ver se funciona e além disso, é o único impresso grátis (tirando o Pedido para exame de condutor de gerador de vapor ou a Declaração de tempo de estágio em gerador de vapor)! Bem, então lá preencho o impressozito, num formulário facilitado (vulgo para parolos) e depois recebo o impresso já preenchido no meu email. E agora? Bem, agora há que imprimir o impresso (???), apanhar o autocarro e ir até ao Governo Civil entregar. Ora, é aqui que acaba a parte digital do processo...

Parte 2 - confronto com os funcionários públicos (guia universal)
Em frente ao Governo Civil, e antes de entrar, respira-se o último pedaço monóxido de carbono em paz. Coloca-se um pé na entrada e respira-se fundo novamente... Junto ao balcão tem-se o cuidado de espreitar sem fazer contacto nos olhos, não vá o inferno começar mais cedo. O clima de desolação abafa aquele departamento e o vento seco exalado pelas narinas dos funcionários faz deslocar rolos de palha (como nos cowboys). É então que se ganha coragem e se diz "Ó fachavor!"... Grande erro. Eles é que têm que se dirigir a nós. Alguns podem parecer ter acordado com a boca cheia de palha ou então dormiram todos nús em cima de um iceberg com um calippo enfiado no cu... Há que manter a calma.
Pergunta nº1: "Quem é que lhe preencheu este impresso?" ...
Resposta: "Hã... err... Fui eu... Quer dizer... Preenchi pela Internet e depois enviaram-me por correio electrónico... err.. depois imprimi... Dizia lá que..."
Pergunta nº2: "Mandaram-lhe por correio? De Lisboa? Mas isso tem que ser feito aqui!"
Resposta: "Pois, mas lá diz que..."

(...)

E pronto é aguentar o barco até ao fim, apelando ao nosso instinto de sobrevivência e fé na padroeira... Um bom resto de dia e bons confrontos!