Há que documentar o vazio. Agora também em mármore!
dubois@aeiou.pt

sábado, junho 21, 2003

Como caracterizar um bloguista*?

Ora bem, já por repetidas vezes tenho lido por esta comunidade que escreve blogs as características de um bloguista. Já se falou em geração pós-mirc, que são uma cambada de narcisistas, que são tresloucados políticos, aspirantes a escritores, snobs e por aí fora... Bem, até certo ponto concordo com o que se diz, no entanto há que perceber que é uma comunidade heterogénea que apesar de se tocar nalguns pontos, tem também as suas disparidades...
Vejamos. Temos vários tipos e eu vou aqui enumerar alguns:
O bloguista intelectualoide que usa óculos de massa pretos - Gosta de Radiohead e farta-se de o afirmar aos 4 ventos. Frequenta a FNAC e mete a boca no trombone. Sugere um ou outro livro e tem sempre o cuidado de se certificar que é de um autor menos conhecido.
O bloguista de esquerda anti-globalização - Abusa da palavra patronato e o seu assunto preferido é a crise israel/palestiniana. Passa a vida a esfaquear a Coluna Infame mas não vive sem os seus bloguistas. Tem uns CDs de Sérgio Godinho em MP3 e um (ou dois) originais de Zeca Afonso que comprou em Nice Price.
O bloguista de direita - Por alguma razão inexplicável gosta do Paulo Portas. Defende o governo de Durão Barroso até à morte e tem sonhos molhados com o Rumsfeld. Acredita que o Iraque tem armas de químicas e no Pai Natal.
O bloguista crítico de cinema e TV - Não passa um dia que não fale na fraca qualidade da TV portuguesa e do cinema de Hollywood. Fã do cinema europeu mas ainda não aprendeu a gostar o Manoel de Oliveira. Foi ver o Matrix às escondidas e não consegue viver com o sentimento de culpa. Nada o excita mais do que o pensamento da Serenela Andrade a apresentar o Nuticias. Lembra frequentemente o dia em que saiu um zero no totoloto.
O bloguista intelectual macaquinho de imitação - Enche o blog de poemas e excertos de livros. Escreve frases fora de contexto retirada de livros manhosos ou do catálogo do circulo de leitores. Acha que o tempo é pouco para tanta cultura e no entanto até vê o Sexy Hot como toda a gente.
O bloguista temático - Fala sempre de um tema que é estranho a toda a gente. Seja coleccionador de rótulos de queijo ou engenheiro de minas. Dá sempre a sensação que existem milhares de mundos para explorar. Com estes bloguistas, temos a sensação que o mundo é fractal.
O bloguista engraçadote - Normalmente adepto de humor politicamente incorrecto. Nem sempre tem graça, mas há sempre esperança. Possui um grupo de fãs completamente insano que se manifesta copiosamente nos comentários. Com eles aprendi o que significa a palavra "tarolo". São os bobos da corte.
Pacheco Pereira - Himself

And so on...

* - Entenda-se por bloguista uma pessoa que escreve em blogs.